Você sabe as diferenças entre SEO e SEM?

Postado por Unicórnio Anônimo em segunda-feira, 24 de julho de 2017

Baixe AGORA o ebook!!

17 métricas imperdíveis para o sucesso do seu aplicativo

Você certamente já ouviu falar em SEO e SEM, certo? Se você é profissional de marketing digital, você precisa saber que essas duas estratégias são essenciais para o seu sucesso.

 

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de sites como também é conhecido, é um conjunto de técnicas para posicionar um site nos resultados de buscas do Google, Yahoo ou Bing nos primeiros lugares. São diversas ações tomadas tanto na parte de desenvolvimento técnico (front-end e back-end) como na produção de conteúdos, com foco na experiência do usuário, tornando o site relevante aos mecanismos de busca.

 

SEM (Search Engine Marketing), também traduzido como MOB (Marketing de Otimização para Buscadores) é um conjunto de estratégias que age através de ferramentas pagas disponibilizadas pelos próprios buscadores, como forma de links patrocinados, auxiliando na estratégia de promoção de seu produto/serviço.

 

SEO x SEM

 

Carro sem estrada, queijo sem goiabada é uma forma de você nunca mais esquecer que, apesar de serem duas estratégias diferentes, elas são complementares.

 

Enquanto o SEO é uma estratégia de longo prazo, as técnicas de SEM são importantes para estratégias de curto prazo, como nos casos em que uma empresa tem como objetivo aumentar rapidamente a conversão de um produto específico ou quando irá realizar uma ação pontual de publicidade ou marketing digital.

 

Percebeu a ligação?

 

Utilizar estratégias de SEM, como a compra de palavras-chave, farão mais sentido se o seu site e o seu conteúdo estiverem alinhados a estratégias de SEO. Isso ocorre por conta do rankeamento dos motores de busca, os quais entendem o seu site como melhor para a experiência do usuário.

 

Agora que você já entende um pouco mais dessas duas estratégias, planeje-se para aplicá-las ao seu negócio e mensure seus resultados! De forma bem aplicada, elas farão com que o seu negócio tenha sucesso no mercado digital.