Falando para quem tem "Marketing na Veia"
Karina Rishi, da Jüssi

Postado por Unicórnio Anônimo em quinta-feira, 27 de julho de 2017

Baixe AGORA o ebook!!

5 tendências de Marketing Digital para 2018




Além de conhecermos as histórias de quem está neste mercado, também conversamos com o outro lado. O que é esperado de um profissional de Marketing Digital por quem o contrata? Quais são as necessidades identificadas e características evidenciadas na busca pelos melhores talentos?

Quem responde é Karina Rishi. Graduada em Psicologia, fez carreira na área de Recursos Humanos. Trabalhou durante 8 anos no RH da Deloitte, 3 anos no Grupo Publicis e hoje atua na Jüssi, com foco em Gestão de RH Estratégico. 



Vivemos em um mundo cada dia mais conectado e digital e que é totalmente associado a novas tecnologias. Por isso, temos que estar sempre de olho nas novidades e, sobretudo, em qual o impacto de tudo isso no mercado profissional para nos manter atualizados diante de tantas mudanças.

E essa é a dificuldade enfrentada hoje pelo mercado, não só no Brasil, mas em todo o mundo: a falta de pessoas qualificadas em Digital para responder às demandas exigidas pelas companhias.

Para isso, é preciso fazer uma imersão nas mídias digitais para captar todas as variáveis de seu potencial mercadológico – lição de casa que não é cumprida por muitos profissionais, principalmente aqueles que estão iniciando a carreira. Outro ponto importante é o relacionamento interpessoal, não é porque estes profissionais trabalham com ferramentas online que não precisam desenvolver essa competência. Quanto mais conseguir trocar experiências entre seus colegas e absorver novos conhecimentos, melhor. Além disso, o relacionamento interpessoal é uma das melhores ferramentas para expor o seu trabalho, suas qualidades. A comunicação é fundamental para que possam te conhecer melhor. Tenha humildade para estar aberto a ouvir pessoas de áreas e níveis de senioridade diferentes para ampliar o seu conhecimento e pontos de vista, melhorando as suas argumentações.

O surgimento de novas plataformas indica outro aspecto fundamental no preparo de profissionais para enfrentar os desafios do mercado digital. Essa dinâmica pede uma busca constante por aprendizado. Desta forma, a atualização constante é a chave para o novo profissional desse mercado, a tecnologia, por sinal, é um termo chave para o marketing digital.

Àqueles que estão pensando em entrar nessa área, é importante ter um olhar diversificado e integrado, isto é, estudar sobre tecnologia, análise de dados (estatística e matemática), entender os fundamentos das ferramentas de mídia social (como Google, FB, por exemplo) e ter noções de marketing/negociação/relacionamento e ler mais sobre o mercado, empresas e startups que atuam nesse ramo.

Resumindo, aos que realmente querem iniciar no mundo Digital, precisa ter em mente que quanto maior é o seu desenvolvimento, maior a probabilidade de se ter uma carreira promissora. Também é importante ressaltar que o engajamento no dia a dia do seu trabalho, a humildade e respeito são atitudes que, juntas, são a receita certa para crescer profissionalmente. Não tenha medo de se expor, então pergunte, troque informações e pesquise. Profissionais que sabem sair de situações problemáticas porque procuram soluções por diferentes meios, se destacam rapidamente no ramo profissional. Ao longo do tempo, no Digital, o profissional pode se especializar em alguma área desse mercado e seguir a carreira de forma orientada e focada.



Karina Rishi

Gerente de RH – Jüssi Intention Marketing Ltda.