SEO: o que você precisa saber para começar agora mesmo!

Postado por Unicórnio Anônimo em quinta-feira, 27 de julho de 2017

Baixe AGORA o ebook!!

17 métricas imperdíveis para o sucesso do seu aplicativo

SEO: o que você precisa saber para começar agora mesmo!

Não é de hoje que o mercado digital está avançando em tecnologias e estratégias centradas nos usuários. Muito tem se falado de SEO (Search Engine Optimization), uma estratégia eficaz tanto para empresas, quanto para os mecanismos de buscas usados pelos usuários. A lógica é simples, se você quer ser encontrado pelo usuário nos motores de busca, pensar em SEO é imprescindível.

SEO é um conjunto de técnicas que possui o objetivo de otimizar o seu site para obter melhores resultado orgânicos no Google. E nós te contamos o que você precisa saber para começar hoje mesmo sua estratégia de SEO:

• Heading Tags;
• URL amigável;
• Otimização de imagem;
• Tag Title;
• Canonical Tags;
• Breadcrumb;
• Rich Snippets;
• Robots.txt;
• Sitemap.xml

Tenha em mente que as técnicas mencionadas acima são o passo inicial para se obter uma estratégia efetiva de SEO, porém, é necessário uma atualização contínua e um avanço no âmbito tecnológico do seu site, a fim de melhorar a experiência do usuário. Cada vez mais, o Google tem levado em consideração a experiência do usuário, desde a busca pela palavra-chave ao acesso e interação do seu site.

Dica importante: evite a utilização de estratégias duvidosas para a sua estratégia de SEO, mais conhecidas como Black Hat, pois o Google, quando identifica a utilização de Black Hat em determinados sites, os pune com perda de ranking ou até mesmo a exclusão total do site nos resultados de pesquisas orgânicas.

E aí, pronto para começar?


O que são Heading Tags?
Heading Tags são marcações de <H1> a <H6> feitas no corpo do HTML para dar destaque e hierarquia nos textos. A ordem de importância vai de 1 (mais importante) a 6 (menos importante). Vale ressaltar que, geralmente o máximo que se utiliza é até <H4>, mas isso vai depender do formato do layout do site.



O que é URL Amigável?
URL’s amigáveis são construídas para identificar claramente ao Crawler (robô de busca) ou ao usuário qual será o conteúdo encontrado naquela página, seja ela uma página de categoria, conteúdo, produto, pós venda, informações e etc.
Nesta URL fica visível que o usuário irá encontrar informações pertinente a um conteúdo de SEO, da mesma forma que irá identificar pro Crawler que, para chegar até o conteúdo, o mesmo precisa passar pelo diretório correto, construído com referência a palavras-chave.



O que é Otimização de imagem?
Imagens otimizadas são construídas de forma a serem renderizadas mais facilmente pelos browsers. Trata-se de imagens leves e do tamanho correto para o layout, afim de evitar o excesso de código para adaptar a imagem ao tamanho necessário para exibição, fazendo com que as imagens apareçam mais rápido na sua página.
Além do mais, imagens otimizadas possuem determinadas Tags que irão auxiliar o browser no caso de não carregamento, na indexação destas imagens nos resultados de buscas e até mesmo na leitura para PcD (Pessoas com Deficiência).



O que é Tag Title?
A Tag Title é obrigatória em um documento HTML. Trata-se do texto apresentado na parte superior da janela do browser (navegador) ou de uma aba e, consequentemente, no Favoritos quando a página é adicionada. Geralmente encontrada no corpo do HTML da seguinte forma <title>Título de página</title> ela deverá representar o conteúdo principal da página e nunca deverá ser repetida dentro de um site.



O que é Canonical Tag?
A Canonical Tag serve apenas para os mecanismos de buscas, não sendo notada pelo usuário do site, e deve ser aplicada apenas entre páginas do mesmo domínio.
A Canonical Tag deve ser inserida no de uma página com o intuito de apontar aos mecanismos de buscas que se trata da página principal do domínio, por exemplo, quando há duas URL’s diferentes com o mesmo conteúdo, como é nos casos de sites responsivos que fazem um layout para acessos desktop e outros para acesso mobile.
Ex:
www.site.com.br/marketing-digital/aprenda-seo
www.site.com.br/mobile/marketing-digital/aprenda-seo



O que é Breadcrumb?
Breadcrumb é um conjunto de links que podem ajudar o usuário a entender e a navegar pela hierarquia do site, na distribuição dos links internos, fazendo com que os mecanismos de buscas compreendam melhor a estrutura do site desde o resultado na SERP (Search Engine Results Page).
O Breadcrumb reflete a hierarquia do site e não o caminho que o usuário fez para chegar a página atual. “Breadcrumb”, em português, são migalhas de pão, fazendo referência ao caminho que o usuário faria por todo o site até chegar àquela página.



O que são Rich Snippets?
Os Rich Snippets são informações inseridas na estrutura HTML e aparecem como a descrição dos cards nos resultados de pesquisa, com o objetivo de organizar e classificar o conteúdo na web, de forma a dar aos usuários uma noção sobre o conteúdo da página e porque ela é relevante para a consulta.
Exemplo: 

 

O que é robots.txt?
Trata-se de um arquivo na raiz do site configurado de acordo com atributos estabelecidos universalmente para auxiliar o Crawler (robô de busca) de acordo com os atributos inseridos.



O que é sitemap.xml?
O arquivo de sitemap.xml está localizado na raiz do domínio e ele tem por função listar ao Crawler (robô de busca) todas as páginas (URL’s) que existem em seu site. Diferentemente do mapa do site, ele não serve para o usuário.



Aproveite para baixar gratuitamente nossos e-books:

Growth Hacking 

• 5 tendências de Marketing Digital para 2018